Anos Finais 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa. Os projetos pedagógicos incentivam a leitura, a investigação, a experimentação e construção de conhecimentos a partir de problematizações e debates de ideias onde organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Atividades no Parque Marista São Luís
Estudantes utilizam o espaço do Parque Marista São Luís para atividades lúdico - pedagógico e dinâmicas, além de entrar em contato com a natureza e praticar esportes.

Sala de Arte
Um espaço acolhedor onde os estudantes podem expressar sua criatividade com técnicas e materiais diversos como pintura, argila, colagem, recortes, elementos da natureza, coleções de diferentes materiais, argila, tintas, compõem um espaço onde brincando os estudantes expressam seus sentimentos e saberes através da arte.

Robótica
Iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender.

Sala de Aula
Salas amplas, climatizadas, com mobiliários adequados, que possibilitam as diferentes vivências para a construção do aprendizado.

Laboratórios
Laboratórios de Biologia, Física e Química onde os estudantes com o auxilio de professores e monitores especializados podem vivenciar na prática experiências concretas que ilustram a construção do conhecimento.

Tecnologias Educacionais
Contamos com um laboratório móvel de Informática e Robótica Educacional, que possibilita aos estudantes a utilização da tecnologia como meio de aprimorar o processo de aprendizagem. Com a estrutura, as atividades podem ser realizadas em grupo ou individualmente na sala de aula e também em outros ambientes. Assim, a construção do conhecimento se torna mais dinâmica e criativa.

Escola da Vida

Por meio do Laboratório Cidade-Escola, que integra a proposta inovadora Escola da Vida, convidamos os estudantes a planejarem e organizarem uma cidade,compondo os poderes executivo e legislativo. Desse modo, eles são desafiados a refletir sobre o papel de cada um na sociedade. O objetivo é proporcionar o exercício da cidadania e a construção do projeto de vida.

Projetos de Iniciação Científica
Uma das práticas metodológicas é o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica onde através da pesquisa os estudantes desenvolvem o pensamento reflexivo fazendo da escola um espaçotempo de investigação e produção de conhecimento.

SIMA – (Sistema Marista de Avaliação)
O SIMA é uma avaliação externa, realizada no segundo semestre, ao final de cada ciclo (5º ano, 9º ano e 3º ano), que tem como objetivo coletar dados referentes ao desempenho dos estudantes e da escola. Os estudantes respondem a testes objetivos das 4 áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais) em consonância com o nível de ensino em que estão matriculados. Além disso, preenchem um questionário com perguntas sobre seu perfil sociocultural e suas percepções sobre indicadores que impactam a sua aprendizagem. Os pais também participam através de um questionário que é  enviado a cada família.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, de experiências de solidariedade, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Os grupos de PJM se encontram semanalmente para realizar diferentes vivências que possibilitam a construção do seu Projeto de Vida.

Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil São Luís (GESL) é coordenado pelos estudantes do 2º ano do EM acompanhados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE).

CLIMA
Realizado pelo Serviço de Pastoral Escolar com o auxilio do Serviço de Orientação Educacional (SOE) trabalha com os estudantes representantes de turma, jovens animadores da PJM (Pastoral Juvenil Marista) e  integrantes do GESL (Grêmio Estudantil São Luís) os conceitos de liderança e as características essenciais de um líder.

Estudos de Recuperação
Sempre que há a necessidade os estudantes, em grupos ou individualmente, são convocados para esses encontros no turno inverso e em todas as disciplinas onde através de outras metodologias são trabalhados os conceitos que não foram compreendidos. Aos novos estudantes são oferecidas atividades e encontros de aprimoramento.

Saídas de Estudo
São realizadas com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido nas aulas possibilitando na prática a vivência dos conteúdos.

Encontros de Formação
As manhãs e tardes de formação são momentos que possibilitam aos estudantes reflexões sobre vivências humanas e cristãs, onde aprofundam temas como relações humanas, valores e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social. Através dos encontros em diferentes espaços, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Atendimento às famílias
Ao longo do ano é realizado atendimento individualizado a todas as famílias pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professor regente de turma.