Anos Iniciais 1º ao 5º ano

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa. Os projetos pedagógicos incentivam a leitura, a investigação, a experimentação e construção de conhecimentos a partir de problematizações e debates de ideias onde organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Atividades no Parque Marista São Luís
Estudantes utilizam o espaço do Parque Marista São Luís para atividades lúdico - pedagógico e dinâmicas, além de entrar em contato com a natureza e praticar esportes.

Sala de Arte
Um espaço acolhedor onde os estudantes podem expressar sua criatividade com técnicas e materiais diversos como pintura, argila, colagem, recortes, elementos da natureza, coleções de diferentes materiais, argila, tintas, compõem um espaço onde brincando os estudantes expressam seus sentimentos e saberes através da arte.

Robótica
Iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender.

Praça
Espaço arborizado com playground e área coberta  que proporciona diferentes experiências, onde através do brincar as crianças dos 1º e 2º anos desenvolvem habilidades e manifestam suas potencialidades.

Brinquedoteca
É um espaçotempo que possibilita o "faz de conta", a criatividade, as manifestações de afeto e  o gosto pelo brincar principalmente às crianças dos 1º e 2º anos. A idéia principal é valorizar o brincar, estimulando o desenvolvimento global das crianças.

Sala de Aula
Salas amplas, climatizadas, com mobiliários adequados, que possibilitam as diferentes vivências para a construção do aprendizado.

Laboratório
Laboratórios de Biologia, Física e Química onde os estudantes com o auxilio de professores e monitores especializados podem vivenciar na prática experiências concretas que ilustram a construção do comhecimento.

Alimentação Saudável
Cultura desenvolvida por meio de atividades lúdico-pedagógicas incentivando hábitos de uma alimentação saudável.

Projetos de Iniciação Científica
Uma das práticas metodológicas é o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica onde através da pesquisa os estudantes desenvolvem o pensamento reflexivo fazendo da escola um espaçotempo de investigação e produção de conhecimento.

SIMA – (Sistema Marista de Avaliação)
O SIMA é uma avaliação externa, realizada no segundo semestre, ao final de cada ciclo (5º ano, 9º ano e 3º ano), que tem como objetivo coletar dados referentes ao desempenho dos estudantes e da escola. Os estudantes respondem a testes objetivos das 4 áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais) em consonância com o nível de ensino em que estão matriculados. Além disso, preenchem um questionário com perguntas sobre seu perfil sociocultural e suas percepções sobre indicadores que impactam a sua aprendizagem. Os pais também participam através de um questionário que é  enviado a cada família.

Projeto Passagem
É realizado ao longo de cada ciclo para que os estudantes possam gradativamente prepararem-se para as novas experiências que irão vivenciar no ciclo seguinte, transformando esta passagem num momento tranquilo e prazeroso.

Saídas de Estudo
São realizadas com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido nas aulas possibilitando na prática a vivência dos conteúdos.

Encontros de Formação
As manhãs e tardes de formação são momentos que possibilitam aos estudantes reflexões sobre vivências humanas e cristãs, onde aprofundam temas como relações humanas, valores e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social. Através dos encontros em diferentes espaços, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Oficinas de Aprendizagem
Aulas de aprimoramento ou reforço sempre que há a necessidade os estudantes, em grupos ou individualmente, são convocados para esses encontros onde através de outras metodologias são trabalhados os conceitos que não foram compreendidos. Para avançar ainda mais nos conhecimentos a escola oferece aos estudantes do 4º e 5º ano do EF Oficina de Produção Textual  e de Matemática.

Atendimento às famílias
Ao longo do ano é realizado atendimento individualizado a todas as famílias pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professor regente de turma.