Anos Iniciais 1º ao 5º ano

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa. Os projetos pedagógicos incentivam a leitura, a investigação, a experimentação e construção de conhecimentos a partir de problematizações e debates de ideias onde organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Múltipas Aprendizagens
Com foco na formação integral, promovemos projetos interdisciplinares que abordam diferentes temas da atualidade. A iniciação científica também é incentivada, com pesquisas na Biblioteca e nos laboratórios de Robótica Educacional e Química, Física e Biologia. O contato com múltipas aprendizagens ocorre, ainda, por meio das saídas de estudo e das demais atividades pedagógicas.

Arte e Criatividade
A sala de aula representa um espaço pedagógico que considera e reforça a importância das diferentes linguagens. Nesse ambiente, a criatividade é estimulada a partir de materiais e técnicas diversas, como pintura, cerâmica, desenho, grafismo e colagem. Assim, proporcionamos a expressão de sentimentos e saberes por meio da arte.

Incentivo à Leitura
A formação do leitor faz parte do cotidiano escolar, desde a leitura disponível em sala de aula até os momentos de contação de histórias na Biblioteca, incluindo atividades literárias realizadas em outros espaços. Além disso, cada turma interage com uma proposta diferente que envolve a participação da família no hábito da leitura, dinamizando sua partilha na escola.

Tecnologias Educacionais
Contamos com um Laboratório Móvel de Informática e Robótica Educacional, que possibilita aos estudantes a utilização da tecnologia como meio para aprimorar o processo de aprendizagem. Com a estrutura, as atividades podem ser realizadas em grupo ou individualmente na sala de aula e em outros ambientes. Dessa forma, a construção do conhecimento se torna mais dinâmica e criativa.

Brinquedoteca
É um espaçotempo que possibilita o "faz de conta", a criatividade, as manifestações de afeto e  o gosto pelo brincar principalmente às crianças dos 1º e 2º anos. A idéia principal é valorizar o brincar, estimulando o desenvolvimento global das crianças.

Laboratórios
Laboratórios de Biologia, Física e Química onde os estudantes com o auxilio de professores e monitores especializados podem vivenciar na prática experiências concretas que ilustram a construção do comhecimento.

Projetos de Iniciação Científica

Uma das práticas metodológicas é o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica onde através da pesquisa os estudantes desenvolvem o pensamento reflexivo fazendo da escola um espaçotempo de investigação e produção de conhecimento.

SIMA – (Sistema Marista de Avaliação)
O SIMA é uma avaliação externa, realizada no segundo semestre, ao final de cada ciclo (5º ano, 9º ano e 3º ano), que tem como objetivo coletar dados referentes ao desempenho dos estudantes e da escola. Os estudantes respondem a testes objetivos das 4 áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais) em consonância com o nível de ensino em que estão matriculados. Além disso, preenchem um questionário com perguntas sobre seu perfil sociocultural e suas percepções sobre indicadores que impactam a sua aprendizagem. Os pais também participam através de um questionário que é  enviado a cada família.

Saídas de Estudo
São realizadas com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido nas aulas possibilitando na prática a vivência dos conteúdos.

Encontros de Formação
As manhãs e tardes de formação são momentos que possibilitam aos estudantes reflexões sobre vivências humanas e cristãs, onde aprofundam temas como relações humanas, valores e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social. Através dos encontros em diferentes espaços, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Oficinas de Aprendizagem
Aulas de aprimoramento ou reforço sempre que há a necessidade os estudantes, em grupos ou individualmente, são convocados para esses encontros onde através de outras metodologias são trabalhados os conceitos que não foram compreendidos. Para avançar ainda mais nos conhecimentos a escola oferece aos estudantes do 4º e 5º ano do EF Oficina de Produção Textual  e de Matemática.

Atendimento às famílias
Ao longo do ano é realizado atendimento individualizado a todas as famílias pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professor regente de turma.