Você sabe o que é arte rupestre?

Pois os alunos da turma 141 não só sabem como também experimentaram reproduzi-la. Tudo começou na sala de aula, com a professora Maria Cristina, discutindo sobre a comunicação. O conteúdo foi trabalhado buscando a compreensão do que é comunicação, porque e de que forma as pessoas se comunicam e quais são os elementos necessários para que a comunicação aconteça.

Dentro desse contexto, a professora Maria Cristina buscou uma parceria com a professora Anete, a fim de contextualizar artisticamente o assunto. “A idéia é mostrar a necessidade de se comunicar que os homens têm, desde os tempos da pré-história, e também entender que a arte é uma forma de expressão, afinal naquela época era o desenho que possibilitava a comunicação”, explica Maria Cristina.

O segundo passo do trabalho foi uma conversa entre os alunos e a professora Anete, que explicou a história e as características da arte rupestre. Eles foram surpreendidos pela professora com um protótipo de caverna e tiveram a experiência de pintar da mesma forma que os homens primitivos faziam. Os pequenos também fizeram trabalhos rupestres em papel, baseados nos estudos feitos. Para finalizar, foram convidados a deixar suas mãos marcadas na caverna com a cor do futuro: prata.

Saiba mais

Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Esse tipo de arte teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais.

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça, normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.

Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armação criada pelos criacionistas (que crêem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, já que segundo a sua teoria os homens daquela época não eram capazes de manifestações artísticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade de gerar valiosas pistas quanto à cultura e às crenças daquela época.

Fonte: www.alunosonline.com.br