10 sugestões de leituras para o período de férias

Além de descansar e aproveitar o tempo com a família e os amigos, o período de recesso também é ideal para adquirir novos conhecimentos.

A equipe da Biblioteca do Marista São Pedro fez uma lista com dicas de leitura para você aproveitar muito essas férias e te provar que, às vezes, para viajar por aí, você só precisa de um bom livro.

Todos os títulos estão disponíveis no acervo da escola. Confira a sinopse de cada um:

Escola de príncipes encantados – Eliandro Rocha

Vida de príncipe não é nada fácil. Ainda mais se você tem que ir para a escola de príncipes encantados. Aulas de equitação, esgrima, boas maneiras, bravura. Tudo como manda a tradição. Mas Valentino era diferente, não queria ser mais um príncipe encantado qualquer, ele queria outra coisa. Nesse livro, Eliandro Rocha quebra paradigmas e nos mostra que valentia mesmo é ter a coragem de seguir o próprio coração.

 

Ônibus – Marianne Dubuc

Sabe aqueles livros que a gente viaja em cada página, em cada detalhe da ilustração? Ônibus, de Marianne Dubuc, é um desses. A narradora conduz a história junto com os diversos personagens, que vão dando pistas do que está por vir. Com pouco texto verbal e uma riqueza de curiosas cenas, o leitor chegará ao final com um desafio - qual foi mesmo a melhor parte desta viagem? Ônibus foi agraciado com o Prix Des Libraires du Quebec, importante prêmio do mundo do livro no Canadá.

 

Pedro Noite – Caio Riter

Pedro Noite é um garoto como os outros que vivem a descoberta de si mesmo. Mas sua história é atravessada por imagens que não o retratam, por um canto misterioso e por histórias que fazem parte de Pedro, mas que ele ainda não conhece.

 

O cavalo transparente – Sylvia Orthof

A cigana Carmen perdeu um vidrinho de perfume que guarda um mistério. Para encontrá-lo, ela conta com a ajuda do cavaleiro Montaria e seu cavalo transparente, feito de água tão clarinha que ninguém consegue enxergá-lo. Nessa aventura, eles encontram personagens insólitos como a Ilha, o Eco, a Sereia e Neto-Netuno. O livro traz a história em duas versões: conto e peça teatral.

 

A Escola do Bem e do Mal – Soman Chainani

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda - os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.

Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.

Este é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

 

Os imaginários – A. F. Harrold

Os Imaginários, escrito pelo autor britânico A. F. Harrold, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores sobre essa história tão comum que é ter um amigo invisível. Apenas Amanda conseguia ver seu amigo imaginário, Rodger, até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. O sr. Tordo caça imaginários. Será que os dois amigos sobreviverão a essa aventura?

 

Cinco enigmas, um tesouro – Caio Riter

“O que leva José é confirmar a suspeita que lhe invade o coração: a marca no piso estaria lá? Se sim, sonho e realidade se fundem. Se sim, o sonho quer lhe dizer algo”. Um sonho misterioso com seu bisavô há muito falecido dá a José pistas sobre um tesouro enterrado há décadas na pacata cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Junto com seus amigos, Brian e Crys, o rapaz embarca numa aventura digna de Indiana Jones, em busca de um misterioso objeto.

 

Os moomins e o chapéu do mago -  Tove Jansson

Chegou a primavera no Vale, e os Moomins estão prontos para a aventura! Moomintroll e seus amigos, Snufkin e Sniff, encontram o chapéu de Hobgoblin, uma criatura macabra. O chapéu é novo e brilhante, e está pronto para ser levado para casa. Mas eles logo percebem que aquele não é um chapéu normal: ele pode transformar qualquer coisa ou qualquer um em outra coisa! E, daí em diante, as aventuras malucas se sucedem, trazendo consigo grandes descobertas.

 

Os moomins e o dilúvio – Tove Jansson

Nessa primeira grande aventura da família, Moomin Pai tinha sumido. Moomintrol e Moomin Mãe saíram à procura de um lugar para se abrigar no inverno e resolveram procurar por ele. No caminho, enfrentaram um dilúvio, conheceram criaturas divertidas e estranhas, fizeram amigos e passaram apertos, até que chegaram ao lugar que viria a ser o Vale dos Moomins, onde muitas aventuras os aguardam...

 

Os fantasmas de Derek Stone: Cidade dos Mortos – Tony Abbott

Você não vai acreditar. Vai dizer que é loucura, que é impossível ou qualquer outra coisa...
Mas é a mais pura verdade.
Os mortos estão voltando.
Entre mortos e feridos em um trágico acidente, Derek Stone escapa ileso. Mas o trem descarrilado levou as duas pessoas que ele mais amava no mundo: seu pai e seu irmão mais velho, Ronny.
Derek é um menino comum de 14 anos: gordinho, aluno regular, acabou de terminar a 8° série e não tem muitos amigos. A vida na companhia do pai e de Ronny era a única que ele havia conhecido até então. E ela se foi com os dois...

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.