8 sugestões de leituras para o período de férias

Além de descansar e aproveitar o tempo com a família e os amigos, o período de recesso também é ideal para adquirir novos conhecimentos.

A equipe da Biblioteca do Marista São Pedro fez uma lista com dicas de leitura para você aproveitar as férias e te provar que, às vezes, para viajar por aí, você só precisa de um bom livro.

Todos os títulos estão disponíveis no acervo da escola. Confira a sinopse de cada um:

Cadê o meu penico - Mij Kelly

A coitada da Hortênsia estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico por nada... Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Seria uma gamela? Um tigelão? Quando eles descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, ficam encantados com a novidade: estão todos muito apertados e não querem mais saber de sujar o terreiro!

Enquanto isso, Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome, por isso não podem ajudar. Coitada, será que ela vai recuperá-lo a tempo?

Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.

A libélula e a Tartaruga - Rubem Alves

Uma tartaruga procura convencer uma libélula das vantagens de seu jeito “pesado” de viver. Mas a libélula não se dá por vencida e tenta, por sua vez, convencer a tartaruga que o melhor mesmo é a “leveza” de ser dos insetos. E, neste verdadeiro embate de ideias à beira do lago, afinal, é possível ter certezas absolutas? A coleção Fábulas de Rubem Alves resgata histórias e personagens fascinantes deste que foi um dos maiores intelectuais brasileiros de nosso tempo. Cada livro aborda um conflito recorrente na infância em pequena fábula: leveza e seriedade, vida e morte, medo e coragem, alegria e tristeza. Em edição primorosa, que conta ainda com as ilustrações de Veridiana Scarpelli, a coleção irá surpreender todos os leitores, especialmente as crianças.

As sete maiores descobertas científicas da história - David Eliot Brody

Este livro é a aula de ciências que todos gostariam de ter tido na escola. As revolucionárias leis de Newton, a estrutura do átomo, o princípio da relatividade, a evolução das espécies, os mistérios do Big-Bang e da formação do universo, a molécula do dna e a linguagem da genética - aqui estão as mais extraordinárias descobertas da ciência moderna explicadas para quem já se cansou de ouvir falar nelas, mas nunca as entendeu por completo. Sem cair em simplificações excessivas, os professores David Eliot Brody e Arnold R. Brody transformam conceitos complexos como 'quarta dimensão', 'sopa primordial' e 'ovo cósmico' em textos simples e saborosos, dirigidos a cientistas e leigos. Uma leitura fundamental para quem se interessa pelas grandes descobertas científicas e pelas relações entre a ciência e o avanço tecnológico vertiginoso que estamos vivendo.

Por que as coisas caem - Alexandre Cherman

A gravidade tem atraído a atenção de alguns pensadores da história da ciência. Em uma saga que envolve diversos personagens, com destaque para - Isaac Newton e Albert Einstein, os autores buscam mostrar que o fenômeno não é apenas um tópico para cientistas, mas talvez um fascinante elemento de nossas vidas.

A Espada na Pedra - T. H. White

A espada na pedra é o primeiro e mais famoso livro da saga do Rei Arthur. Nesta obra, T. H. White apresenta a educação do menino Wart, que, ainda bebê, é entregue a Sir Ector, que será seu tutor e o criará como um filho. Wart será guiado e ensinado pelo famoso mago Merlin, um dos personagens mais importantes e encantadores da obra, que o colocará em várias aventuras, transformando-o em animais e fazendo-o encontrar famosos personagens, como Robin Wood, o fora da lei, com quem enfrentará a Rainha Morgana. Porém, todos os ensinamentos proporcionados por essas aventuras somente farão sentido para Wart com a morte de um importante Rei, momento em que nascerá o famoso Rei Arthur.

Alice para sempre - Elton Licks

O livro conta a história de Alice, que não vive de certezas e incertezas muito fortes ou muito insistentes, mas que viaja o país em busca de um rastro do destino. Para ela, o melhor sonho é chegar onde sonhou estar.

Sem fôlego - Brian Selznick

As histórias de duas crianças distanciadas por meio século se entrelaçam em simetria - uma em palavras, outra em imagens. Em silêncio, o menino sofre com a ausência do pai, e a menina acompanha de longe a carreira da mãe famosa. Ambos sonham com uma vida diferente, até o dia em que decidem fugir de casa e aventurar-se em uma busca desesperada por aquilo de que mais sentem falta.

Os Defensores - Lian Tanner

Bem-vindo à tirânica cidade de Jewel, onde a impaciência é um pecado e a ousadia é um crime. Goldie Roth viveu em Jewel por toda a sua vida. Como toda criança da cidade, ela deve andar presa em correntes até o Dia da Separação, e é forçada a obedecer aos temidos Guardiões Abençoados. Quando o Dia de sua Separação é cancelado, por causa de uma misteriosa ameaça à cidade, Goldie não suporta a ideia de ser novamente acorrentada e foge para o Museu de Dunt, onde conhece Toadspit. No entanto, seus dias não serão mais calmos que antigamente. Os corredores do Museu são cheios de armadilhas e segredos adormecidos que se despertos podem acabar com a vida na cidade. Mas se você pensa que esse livro traz histórias de crianças, está inteiramente enganado. Morte, suspense e muita crueldade envolvem o primeiro volume desta trilogia, em que os protagonistas terão que provar suas habilidades e frieza para garantir sua sobrevivência.