Área de Ciências Humanas lança sequência didática para Anos Finais

Aprender por inteiro é estabelecer conexões entre os valores, conhecimentos e habilidades, fazendo com que o estudante seja protagonista do seu aprendizado. Com este propósito, os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental iniciaram a realização de práticas interdisciplinares dentro da Área de Ciências Humanas.

As turmas estão desenvolvendo sequências didáticas que tem como objetivo resolver uma situação-problema de acordo com a temática proposta pelos professores. Este trabalho desenvolve habilidades e competências para que o estudante possa aprender o conteúdo proposto, fazer as ligações entre as diferentes abordagens do tema, e ainda, aplicar esse conhecimento na prática.

Os trabalhos serão desenvolvidos dentro dos componentes de História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso. O resultado final desta prática será apresentado pelos estudantes por meio de variadas linguagens (narrativas, visuais, etc), mostrando que o aprendizado é construído coletivamente. A entrega está prevista para o mês de maio.


As turmas participaram do lançamento da sequência didática em aula especial

 

Confira as temáticas que serão desenvolvidas:

 

O ser humano e seu lugar no mundo

Nesta proposta, os estudantes do 6º ano irão compreender como o ser humano surgiu e se apropriou do mundo. O objetivo é que, de maneira autônoma, eles possam compreender os vários momentos históricos, relacionando os enfoques filosóficos, sociais e culturais da formação da humanidade.

O produto final desta pesquisa será apresentado pelos grupos através de diferentes recursos: vídeo, maquete, história em quadrinhos, entre outros.

 

A estruturação da sociedade e a ocupação do espaço em diferentes temporalidades

O desafio dos estudantes do 7º ano EF é compreender como os espaços foram sendo ocupados, em diferentes temporalidades. Neste contexto, eles irão pesquisar como a estruturação da sociedade foi construída durante a história e que impacto esta formação tem na cultura atual.

O resultado desta pesquisa será apresentado em formato de jornal.

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.