Cuidar da natureza se aprende desde cedo

FotoTrabalhar a Educação Ambiental em sala de aula é um fator essencial para a formação de cidadãos mais comprometidos com a sustentabilidade. E se engana quem pensa que esse tema é muito complexo para os pequenos estudantes da Educação Infantil. No Marista São Pedro, os Níveis 1, 2 e 3 já se engajaram no estudo sobre a natureza e aprendem muitas formas de preservá-la.

Os temas são desenvolvidos a partir da observação e exploração do meio ambiente com a curiosidade de uma criança. A partir das percepções dos estudantes, como integrantes deste espaço e agentes transformadores, é que surgem as atividades de conscientização ambiental.

No pátio da Educação Infantil, por exemplo, as turmas já criaram uma horta. A plantação e o cultivo de legumes e frutas sem agrotóxicos, faz com que eles aprendam como são produzidos os alimentos e a importância do consumo consciente.

Saindo da terra e indo para o mundo marinho, os pequenos também exploraram as diferentes formas e texturas das conchas do mar. Com uma atividade lúdica eles aprendem sobre a preservação dos rios e mares e ainda desenvolvem habilidades relacionadas as diferentes formas encontradas na natureza.

Na aula de artes, o tema explorado foram os insetos. A partir da observação do habitat e do desenvolvimento das lagartas, os artistas trabalharam com técnicas de argila e desenho para construir novos insetos, cada uma de acordo com o seu estilo artístico.

De forma lúdica e dinâmica a preservação ambiental vai ganhando sentido para os pequenos e, desta forma, iniciamos a formação de uma geração preocupada com o cuidado da natureza. Confira mais fotos aqui.

 

Foto

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.