Estudantes sugerem melhorias para Porto Alegre

Mais do que aprender sobre história dos 246 anos de Porto Alegre, os estudantes do Colégio Marista São Pedro querem ser protagonistas na construção de uma cidade melhor. Motivados pela comemoração do aniversário da capital gaúcha, os pequenos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: Que presente eu quero dar para Porto Alegre?

Entre os pedidos de melhoria estão: praças com mais segurança, mais escolas e creches, limpeza do Lago Guaíba, melhor conservação das ruas, entre outros. Todas as sugestões de presentes para Porto Alegre foram gravadas em vídeos que serão veiculados nas redes sociais da Escola durante e a semana do aniversário da cidade.

O resultado da atividade demonstra o quanto a formação integral do estudante é fundamental para termos cidadãos comprometidos com o bem comum: “Eles têm apenas oito anos e já conseguem contribuir com sugestões de melhorias para o município. Isto demonstra o quanto o aprendizado em sala de aula contextualizado com a realidade em que vivemos contribuiu para o pensamento crítico deles”, avaliam as professoras responsáveis pelo projeto Andréa Pires da Rosa e Cléia Lucrécio.

Para conferir os vídeos dos estudantes acesse a página do facebook da escola. Além dos vídeos, as turmas também prepararam uma exposição com fotos dos locias escolhidos para as gravações. A mostra fotográfica pode ser conferida no saguão da escola durante a semana de aniversário de Porto Alegre.

Durante a Semana de Porto Alegre cinco vídeos serão divulgados no facebook da escola.