Estudando as Missões Jesuíticas

Os alunos da 4.ª série, turma 141, acompanhados da professora Fernanda, da coordenadora pedagógica – Valéria, da orientadora educacional – Sheila e das mães representantes, realizaram um passeio-estudo à região das Missões Jesuíticas no RS. A saída de campo aconteceu nos dias24 e 25 de agosto. Na ocasião, os alunos visitaram o Santuário do Caaró, as ruínas e o museu de São Miguel e assistiram ao “Espetáculo Som e Luz”. Em Santo Ângelo, visitaram a Catedral Angelopolitana, o Museu Municipal e a Capela Verzeri. Em Ijuí, visitaram o Museu Antropológico Diretor Pestana.  

A região oeste e noroeste do estado, região que fica próxima ao rio Uruguai foi a primeira do Rio Grande do Sul a ser ocupada por europeus, há cerca de 400 anos. Aconteceu assim...

Junto com os primeiros portugueses e espanhóis, que vieram ocupar as novas terras da América, estavam os religiosos da Companhia de Jesus, os jesuítas. Eles vinham para cá, entre outras coisas, para pregar a religião aos índios, convertê-los à religião católica. Para isso, reuniam os índios em aldeias, chamadas missões ou reduções. Isto é, os índios eram tirados de suas próprias aldeias e levados a morar nas missões, onde aprendiam a religião católica e os costumes dos brancos.

Assim, jesuítas espanhóis criaram diversas reduções nas margens do rio Paraná, no sudeste do atual Paraguai e no oeste do atual estado do Paraná.
Acontece que na mesma época os bandeirantes paulistas estavam organizando grupos armados para prender índios a fim de vendê-los como escravos. E esses bandeirantes passaram a atacar as missões, porque achavam muito mais fácil dominar os índios reunidos pelos jesuítas.

Os jesuítas procuravam defender os índios. Mas como os bandeirantes eram mais fortes, conseguiram destruir várias reduções. Foi daí que os jesuítas foram vindo mais para o sul, chegando à região oeste do atual estado do Rio Grande do Sul, onde fundaram várias reduções de índios Guaranis.

A primeira delas foi a de São Nicolau de Piratini, fundada em 1626 pelo padre jesuíta espanhol Roque Gonzáles. Depois criaram outras. Lá, dirigidos pelos jesuítas, além de aprender a rezar, os índios plantavam trigo, milho, feijão, mandioca; extraiam erva-mate; criavam gado; trabalhavam como ferreiros, pedreiros, carpinteiros; faziam até imagens de santos em madeira (escultura), instrumentos musicais e outras coisas que aprendiam com os padres.

Mas essa aparente tranqüilidade durou pouco. Os bandeirantes vieram atrás. Por volta de 1638, os bandeirantes atacaram as missões, destruindo tudo, matando e prendendo os índios que puderam, levando-os como escravos. Os jesuítas foram embora e o gado foi se espalhando pelo sul do atual Rio Grande do Sul, vivendo solto no pampa. Formou-se assim uma grande reserva de gado xucro e selvagem, chamada “Vacaria do mar”, porque chegava até o litoral sul do atual estado do Rio Grande do Sul, perto do mar.

Depois, por volta de 1680, os jesuítas espanhóis voltaram à região e reconstruíram as missões. Fundaram, a partir de 1682, os chamados Sete Povos das Missões: São Nicolau, São Miguel, São Borja, São Luís Gonzaga, São Lourenço, São João Batista e Santo Ângelo.

Por isso, até hoje, a região noroeste do Rio Grande do Sul tem o nome ou é conhecida por Região das Missões. Nela voltaram a criar gado, formando a “Vacaria dos pinhais” no planalto, onde hoje fica Vacaria.

Durante algum tempo, os jesuítas puderam trabalhar em paz. Construíram as
missões mais ou menos com o mesmo traçado: uma igreja no centro com uma praça na frente; colégio e oficinas perto da igreja; casas de tijolos, em fileira, formando ruas; hospital, hospedaria, moinho, olaria para fazer tijolos e telhas de barro, depósitos e assim por diante.

No entanto, passados mais ou menos 70 anos, isto é, em 1750, espanhóis e portugueses fizeram um acordo. Por esse acordo, os espanhóis dariam aos portugueses os Sete Povos das Missões em troca de terras que ficavam mais no sul, no atual Uruguai. Padres, índios e gado deveriam deixar a região, atravessar o rio Uruguai e ir para terras da Espanha, na atual Argentina. Os índios não aceitaram o acordo, entraram em guerra contra espanhóis e portugueses, perderam a guerra e as missões foram outra vez destruídas.

(Texto elaborado pela prof.ª Fernanda F. Vidal, a partir da leitura excertos do livro didático - Viagem pelo Rio Grande do Sul)

Comentários (11)

Tttttttttttttttyyyyyyyyyyyyyyyyuuuuuuuuuuuuuiiiii

Eu queria saber como foram os ataques e não o que antecedeu o ataque!

Responder
felipe

este texto me ajudou numa prova de 10 folhas.Valeu brother

Responder
felipe

este texto me ajudou numa prova de 10 folhas.Valeu brother

Responder
GABRIELA

PODEM ME RESPONDER , QUAIS OS ANOS DE TODOS OS POVOS ?

Responder
pessimo

terivelllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllpessimooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooopodreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Responder
Angela vargas fernandes

qual se prosperou mais que as outras...

Responder
xX.gaby.Xx

aff,s segunda ves que venho aqui e errado de novo 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 para este saite mas como sou boa dou + um 0 =/

Responder
xX.gaby.Xx

isto não responde oque eu quero pois nota 0 :/

Responder
Erick

onde foram chamadas as primeiras missões jesuíticas?

Responder
Erick

onde foram chamadas as primeiras missões jesuíticas?

Responder
u6ututytuttuy

bommmmmmmmmmmmmmmm

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.