Volta às aulas e cuidados no trânsito

No dia 22/2, a maioria dos colégios maristas retornam às aulas com muitas novidades na infraestrutura e no quadro de educadores. Com o início das atividades, aumenta o fluxo de pais, educadores e estudantes circulando no entorno das escolas a pé, de bicicleta, de carro ou de transporte coletivo.

Para melhorar o fluxo e evitar transtornos no trânsito neste período de volta às aulas, os Colégios Maristas, em parceria com a Rádio Gaúcha, compartilham algumas dicas, afinal, acreditamos que também é possível aprender no trânsito.

- Evite atrasos na hora de sair para a escola e deixe a mochila à mão no carro para um desembarque tranquilo. O embarque e desembarque da criança deverão ser feitos sempre pelo lado da calçada.

- Lembre-se que lugar de criança de até dez anos é no banco de trás do carro. Por isso, utilize o equipamento de segurança indicado para cada idade e garanta a proteção dos pequenos.

- Atravesse na faixa de segurança, ela oferece maior proteção para os pedestres. Acompanhe as crianças abaixo de oito anos na travessia.

- Lembre-se que parar em fila dupla no entorno das escolas, além de proibido, causa transtornos aos demais motoristas.

- Use aplicativos de trânsito. Eles são como redes sociais, com compartilhamento de informações em tempo real. Entre eles, existem os aplicativos de carona, uma tendência cada vez mais forte no mundo. Neles, você pede ou oferece carona, diminuindo o número de carros nas ruas.

- Se possível, vá de bicicleta. É divertido, mas exige cuidados. Sempre que disponível, utilize a ciclovia. Não pedale na calçada, nem ande na contramão. Use equipamento de segurança e mantenha a distância mínima de dois metros dos demais veículos.

Imprima o teste e faça com seu filho

Respeite o pedestre e os sinais de trânsito! Respeitando o trânsito, você dirige com mais tranquilidade, facilita a mobilidade urbana e educa seus filhos!